Michael Busko, da equipe da Pan, fala sobre a importância de se ter um plano de carreira

Publicado: 13/02/2018

Após se graduar, seja em qual curso for, começa uma nova etapa na vida de qualquer novo profissional. O engenheiro, membro e trainer da Sociedade Internacional de Neuro-Semântica e integrante da equipe da Pan Desenvolvimento Humano, Michael Busko, diz que traçar um plano para a carreira é essencial, seja para receber uma promoção, tornar-se o líder de uma equipe ou mesmo conseguir o emprego dos sonhos.

Segundo ele, o primeiro passo para você transformar os seus sonhos profissionais em realidade é defini-los em formas de metas bem claras. "Além disso é preciso utilizar-se de estratégias mentais simples para se manter motivado em direção a elas", diz.

No ano passado Busko realizou nos meses de setembro e outubro a palestra “Me formei, e agora?". Ao todo o engenheiro reuniu cerca de 300 estudantes e professores dos cursos de engenharia das universidades UTFPR – Campus Francisco Beltrão, Unicentro – Campus Irati e UFPR – Campus Litoral.

Busko explica que o tema apresentado foi motivador e teve como finalidade estimular os acadêmicos à definirem um plano de ação com metas bem claras e tangíveis para a sua carreira. "Abordei a importância e como desenvolver novas habilidades e comportamentos necessários para a obtenção de sucesso na carreira", explica, observando que na vida acadêmica existem várias lacunas. "Costumo dizer que é necessário fechar a lacuna entre o saber e o fazer. Falo da importância de se ter um plano bem definido, e não só ter um plano, mas tirá-lo dos nossos pensamentos e colocá-los no papel com sequências de tarefas a serem seguidas e, principalmente, prazos definidos”.

Ele destaca que nas palestras usa o seu próprio exemplo para motivar os participantes. "Não tive um referencial de sucesso e com isso não consegui definir um plano inicial de carreira, seguindo por caminhos que não eram os meus. Só depois me encontrei e segui o meu caminho dentro da profissão”.

Para o trainer a máxima de que "para quem não sabe para aonde vai qualquer caminho serve" é verdadeira. "Costumo dizer que o sucesso na profissão é uma maratona e não é curta. E tem a ver com você desenvolver habilidades e comportamentos necessários para chegar lá”.

Busko, que é engenheiro ambiental, especialista na gestão de resíduos sólidos e trabalha com certificação de edifícios verdes, diz que ter um plano inspirado em exemplos de sucesso ajuda, e muito, a caminhar de maneira estratégica, até o seu objetivo. “Trabalhar hoje para realizar amanhã o que você sonhou ontem", ressalta.

Ele comenta também que um plano é um projeto de vida profissional e para ter sucesso precisa ser executado. "Para isso precisa-se de ação", afirma.

E o que você precisa para iniciar?

Busko diz que para iniciar um plano é preciso estar bom o suficiente para começar. "É preciso estar minimamente preparado para dar o start inicial, pois a maestria se dá ao caminhar e nunca vamos estar 100% preparados", observa. Para ele, é preciso analisar a zona de conforto x zona de esforço. Além disso, orienta os alunos e professores a como se manterem motivados diante dos desafios acadêmicos de um curso de engenharia.

“O segredo é concentrar-se nas pequenas conquistas e não na conquista como um todo. Não devemos ficar pensando no objetivo final e sim nos pequenos progressos e na evolução diária. Controle sua mente! Não a deixe ficar pensando no que está errado ou quanto falta para chegar lá. Nossos pensamentos têm vozes e esse discurso interno é determinante para se manter motivado e focado no seu objetivo. Emoções negativas nos desmotivam", assegura. "É preciso desligar a radiola interna. Mente focada no aqui e agora", ensina.

Para conhecer o trabalho da Pan Desenvolvimento Humano acesse AQUI.

Postagens Relacionadas

Tem início dia 16 curso intensivo na Pan de Formação Meta-PNL com mais de 100 horas de atividades

Publicado: 12/01/2018

Leia Tudo

Mudar não é fácil. Mas é possível. Isso basta para dar um novo rumo à sua vida em 2018

Publicado: 29/01/2018

Leia Tudo

Workshop ensinará você a colocar em prática os planos que sonhou realizar em 2018

Publicado: 15/01/2018

Leia Tudo

Pan entrega doações ao Hospital Pequeno Principe

Publicado: 12/01/2018

Leia Tudo